A Igreja de Jesus


Jesus disse uma vez ao apóstolo Pedro: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16,18-19). Falou claramente “minha Igreja” (no singular), e não “minhas igrejas”. Portanto, só existe uma Igreja fundada por Ele.
Jesus quis fundar uma comunidade de discípulos seus. Era pequenina, como um grão de mostarda. Não tinha a estrutura que tem hoje e nem podia ter, porque era uma semente.
A organização hierárquica que tem hoje, foi crescendo através dos tempos, com vantagens e desvantagens. Essa organização era necessária, devido à sua grande expansão e extensão, cobrindo todos os continentes.
Hoje em dia damos muita ênfase ao ministério dos leigos. É uma força que, embora já exista desde o princípio da Igreja, cresce dia por dia, melhorando o atendimento religioso e social.
Fundada por Jesus
— Para se saber qual é a religião fundada por Jesus, basta estudar a História das Religiões. Esse estudo já foi feito por gente séria e confiável. O resultado foi o seguinte: A única religião cristã que remonta ao tempo de Jesus é a católica.
É uma questão histórica. O catolicismo é a única que pode apontar na Bíblia o nome do seu Fundador: Lemos em Atos dos Apóstolos, livro que conta a História da Igreja nascente: “... Em Antioquia os discípulos de Jesus passaram a chamar-se cristãos (At 11,26). Recebeu o nome de “católica”, por Santo Inácio de Antioquia, no século IV. Esse nome perdura até hoje.
Os que se denominam evangélicos ou crentes surgiram em 1517 com Martinho Lutero. Os nomes dos fundadores dessas religiões não se encontram na Bíblia. Nem por isso menosprezamos quem quer que seja. Também não duvidamos das boas intenções que tiveram os fundadores de outras denominações religiosas.
Respeitamos todas, sabendo que nessas religiões Deus plantou sementes do Evangelho que deverão germinar ou já estão germinando.
Características da nossa Igreja
Nossa Igreja tem as seguintes características que a identificam facilmente:
Una: Tem um só Senhor, confessa uma só fé, nasce de um só batismo, forma um só corpo. Tem uma só doutrina. O Credo (resumo da nossa doutrina) é o mesmo nos cinco continentes do mundo.
Santa: Seu Fundador é santo. Sua doutrina é santa, embora possa ter (e de fato tem) membros pecadores. É imaculada, embora feita de maculados. Sua santidade brilha principalmente nos santos.
Católica: Universal. É para todos. Está em toda a parte. Abarca todos os tempos. É missionária, ou seja, enviada para todos, no mundo inteiro.
Apostólica: Fundada sobre os Apóstolos, enviados para evangelizar. Os bispos, com o Papa, são os sucessores dos Apóstolos.
Evangélica: Porque baseada nos Evangelhos e na própria Bíblia.
Costuma-se dizer também que é romana porque os Papas, desde São Pedro, residiram em Roma. Não está excluída a possibilidade de escolherem outro país para sua residência, como de fato aconteceu em alguns períodos da História.
O túmulo de São Pedro
Uma das maiores descobertas dos últimos tempos é o túmulo de São Pedro. Após trabalhosas escavações, dirigidas por especialistas em Arqueologia, encontraram o local onde foi sepultado.
Esse local está no subsolo da basílica de São Pedro em Roma. Pode ser visitado pelos peregrinos e turistas. Ali os sacerdotes peregrinos podem celebrar missa.

Pe. Clovis Bovo, CSsR