O cristão deverá evitar!

1 - A mentira: Eclesiástico 20, 24-26

24 A mentira é mancha infame para o homem, e está sempre na boca dos insensatos. 25 Um ladrão vale mais do que um mentiroso incorrigível, mas os dois terão como herança a perdição. 26 O vício do mentiroso é uma desonra, e a vergonha sempre o acompanha.


2 - Preguiça:Eclesiástico 22, 1-2

1- O preguiçoso é como pedra cheia de lodo, e todos zombam dele com desprezo. 2 -O preguiçoso parece monte de esterco: quem toca nele, logo sacode a mão.


3 - O adultério: Eclesiástico 23 , 16-18

16 Há duas espécies de coisas que multiplicam os pecados, e uma terceira que provoca a ira: 17 a paixão que arde como fogo aceso e que não se apaga enquanto não se consumar; o homem entregue à sensualidade, que não cessa enquanto o fogo não o devorar; o homem sensual, para o qual todo alimento é doce, e não se satisfaz enquanto não morrer; 18 o homem que trai o leito matrimonial, dizendo: «Quem me vê? As trevas me envolvem e as paredes me escondem. Ninguém me vê. O que tenho a temer? O Altíssimo não se lembrará dos meus pecados».


4 - O Pecado: Eclesiástico 21 , 1-2

1- Meu filho, você pecou? Não torne a pecar, e peça perdão das culpas passadas. - 2 Fuja do pecado como de uma serpente, porque, se você se aproximar, ele o morderá. Os dentes dele são dentes de leão, capazes de destruir vidas humanas.


5 - As discussões: Eclesiástico 28 , 8-10

8 Fique longe das discussões, e você evitará o pecado, porque o homem raivoso atiça a briga. 9 O homem pecador provoca discórdia entre os amigos e desavença entre os que vivem em paz. 10 Quanto mais lenha, tanto mais arde o fogo, e quanto mais teimosia, tanto mais aumenta a briga.


6 - As palavras inútil: Mateus 12, 36-37

36 Eu digo a vocês: no dia do julgamento, todos devem prestar contas de cada palavra inútil que tiverem falado. 37 Porque você será justificado por suas próprias palavras, e será condenado por suas próprias palavras.»


7 - O preconceito: Eclesiástico: 13, 15-16

15 Todo animal gosta do seu semelhante, e todo homem gosta do seu próximo. 16 Todo animal se une com os de sua espécie, e todo homem se associa com seu semelhante.


8 - A injustiça: Eclesiástico: 41 , 5-9

Os filhos dos pecadores tornam-se filhos abomináveis, que freqüentam a casa dos injustos. 6 A herança dos filhos dos pecadores acabará em ruína, e a desonra ficará para sempre com a descendência deles. 7 Os filhos censuram um pai injusto, porque é por causa deste que eles sofrem a desonra. 8 Ai de vocês, homens injustos, que abandonaram a Lei do Deus Altíssimo!


9 - A corrupção Geral: Oséias: 4. 1-3

1 Ouçam a palavra de Javé, filhos de Israel! Javé abre um processo contra os moradores do país, pois não há mais fidelidade, nem amor, nem conhecimento de Deus no país. 2 Há juramento falso e mentira, assassínio e roubo, adultério e violência; e sangue derramado se ajunta a sangue derramado. 3 Por isso, a terra geme e seus moradores desfalecem; as feras, aves do céu e até peixes do mar estão desaparecendo.


10 - O julgamento: Mateus: 7 , 1-5

1 «Não julguem, e vocês não serão julgados. 2 De fato, vocês serão julgados com o mesmo julgamento com que vocês julgarem, e serão medidos com a mesma medida com que vocês medirem.


11 -O Escândalo: Mateus: 18, 6-7

6 «Quem escandalizar um desses pequeninos que acreditam em mim, melhor seria para ele pendurar uma pedra de moinho no pescoço, e ser jogado no fundo do mar. 7 Ai do mundo por causa dos escândalos! É inevitável que aconteçam escândalos, mas ai do homem que causa escândalo!


12 - O Aborto : Salmos 139:13-14 / Êxodo 20:13

Que diz Deus sobre a vida e a personalidade de um feto? As pessoas têm valor e identidade antes de nascer. A Bíblia diz em Jeremias 1:5 “Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da mãe te santifiquei; às nações te dei por profeta.”

Deus está ativo na vida de um ser humano enquanto ele está no útero. A Bíblia diz em Salmos 139:13-14 “Pois tu formaste os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.”

O mandamento de Deus proíbe tirar a vida. A Bíblia diz em Êxodo 20:13 “Não matarás.”


13 - A Violência : Provérbios 16:29 / Provérbios 3:31 / A Bíblia diz em Mateus 26:52

A violência é contagiosa. A Bíblia diz em Provérbios 16:29 “O homem violento alicia o seu vizinho, e guia-o por um caminho que não é bom.”

Os infiéis tem um apetite de violência. Provérbios 13:2 “Do fruto da boca o homem come o bem; mas o apetite dos prevaricadores alimenta-se da violência.”

Não imite a uma pessoa violenta. Provérbios 3:31 “Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum de seus caminhos.”

Aqueles que são violentos sofrerão violência. Mateus 26:52 “Então Jesus lhe disse: Mete a tua espada no seu lugar; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.”