Campanha da Fraternidade 2009


Reflexão
Campanha da Fraternidade discutirá segurança pública
Em Fortaleza, o lançamento oficial da campanha será na quinta-feira, e não mais na Quarta-feira de Cinzas, como já era tradição
23 Fev 2009 - 11h24min


Para a Igreja Católica, a Quarta-feira de Cinzas, 25, marcará o início da reflexão e dos debates sobre a segurança pública no país. Nesta data será lançada, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade de 2009 com o tema Fraternidade e Segurança Pública
Em Fortaleza, o lançamento oficial da campanha será na quinta-feira, e não mais na Quarta-feira de Cinzas, como já era tradição. Na quarta-feira, ocorrerá, às 18h30min, na Catedral Metropolitana, a celebração de abertura, presidida pelo arcebispo, dom José Antonio Aparecido Tosi. A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, período de 40 dias de preparação para a Páscoa. Entretanto, o lançamento, da campanha só ocorre na quinta-feira, quando o assunto será apresentado à imprensa. Foram convidadas para a solenidade autoridades da Igreja, da Secretaria da Segurança Pública, da Secretaria da Justiça do Estado e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A proposta é estimular o debate sobre as causas da violência, contribuir para a promoção da cultura da paz na sociedade e a construção da justiça social. O lema da campanha, que estará estampado nos cartazes, será "A Paz é Fruto da Justiça".
Tema que costuma causar polêmica, a maioridade penal está entre os assuntos a serem discutidos. Serão também abordados os diversos aspectos da violência como o racismo, a violência no trânsito, contra os povos indígenas, no meio familiar, a praticada por policiais e contra os policiais.
As discussões não deixarão de fora o lado político. Um dos objetivos específicos da campanha é denunciar a gravidade dos crimes contra a ética, a economia e as gestões públicas, assim como a injustiça presente nos institutos de prisão especial, de foro privilegiado e de imunidade parlamentar para crimes comuns.
A última campanha teve como tema Fraternidade e Defesa da Vida, se posicionando contra o aborto e a eutanásia, entre outros pontos. A campanha é feita desde os anos 60 e a cada edição aborda um tema diferente.
Agência Brasil