JAIRO, UM PAI MARAVILHADO COM JESUS

JAIRO, UM PAI MARAVILHADO COM JESUS - LC 8:40-55“Ele era conhecido em sua época como Jesus de Nazaré. Trabalhou como carpinteiro a maior parte de sua vida adulta. Entretanto, Ele foi tão extraordinário pela forma como viveu e pela influência que exerceu sobre a humanidade que a palavra extraordinário não consegue caracterizá-lo. Ninguém mais – nem reis, ditadores, cientistas, educadores ou líderes militares – deu uma contribuição maior que a de Jesus à história do mundo. Pelo menos doze bilhões de pessoas passaram por este planeta, mas até hoje, mais de dois mil anos de sua morte, ninguém chegou sequer perto de ocupar a posição singular que Ele ocupou na historia. Nunca faltaram a este mundo grandes homens e mulheres. A história está repleta de nomes como Salomão, Davi, Hamurabi, Ciro, Alexandre o Grande, César, Gêngis Khan, Joana Darc, Napoleão Bonaparte, George Washington, Isaac Newton, Florence Nightingale... a lista continua infinitamente. Mas ninguém se aproxima de Jesus Cristo em sua influência sobre a humanidade”. (Tim La Haye)
I – PERFIL DO PAI
1. Homem (v. 41) –frágil, impotente, inseguro, limitado, passageiro... não era um super-pai detentor de super-poderes2. Religioso (v. 41) –era preocupado com as realidades eternas, priorizava as dimensões verticais da existência.3. Drama familiar (v. 42)Estava na iminência de perder sua filha resultaria em outras perdas: alegria, encanto, afeto, ternura, amizade, solidariedade, cumplicidade, vitalidade...
II – POSTURA DO PAI
1. Humilhação (v. 41b)Aos pés de Jesus os papeis são bem definidos: Jairo, que na sinagoga exercia funções de chefia, vê-se apenas como um servo diante do Senhor. Consumidos pelas demandas provocadas pelo materialismo e ativismo, muitos pais hoje estão cada vez mais distantes dos pés de Jesus.2. Intercessão (v. 41b)Jairo não suplicou diretamente pela cura de sua filha, mas pela presença de Jesus em sua casa.pois sabia que ela seria garantia de livramento, vitória, transformação, poder e milagre.. Deus confere aos pais cristãos uma responsabilidade sacerdotal intransferível: promover a presença de Jesus em suas casas abrindo espaço para a leitura e reflexão do Evangelho, pelo diálogo aberto e informal sobre Jesus, pela oração, pelo acolhimento de pessoas comprometidas com Jesus, pela abertura das portas para reuniões, pelo uso de literatura e filmes cristãos.
III – DESAFIOS E ESTÍMULOS DO PAI
1. Desafio Externo (v. 42b -“multidões”...)A probabilidade de Jairo perder Jesus no meio da multidão era muito grande..... Existem muitos pais hoje que estão no meio da multidão à qual Jesus está, mas que não têm com Ele nenhum elo genuíno, sólido, radical, transformador e definitivo. 2. Estímulo da mulher (v. 43-48)Jairo viu: a grandeza do sofrimento (v. 43), a grandeza da confiança (v.44, Mc 5:28), a grandeza da percepção de Jesus (v. 45-46), a grandeza da fé (v. 47-48) e sentiu-se tremendamente renovado na sua esperança de ver um milagre dentro da sua cãs.3. Desafio Interno (v.49 b “veio uma pessoa da casa...”)O discipulado com Jesus exige uma superação corajosa das pressões internas (Lc 14:26)4. Estímulo das Palavras de Jesus (v. 50)A Palavra de Jesus para Jairo veio como Palavra de Deus, soberana, amorosa, imutável, poderosa, viva, criativa......Envolvidos nos grandes dramas familiares, precisamos de sensibilidade para ouvir e obedecer o encorajamento de Jesus: “não temas, crê somente....”
IV – MILAGRE NA FAMÍLIA DO PAI
1. Intimidade (v. 51)Qual é o pequeno grupo de pessoas que, conhecendo seus dramas familiares, pode estar perto de você na expectativa de um grande milagre de Jesus?2. Incredulidade (v.52-53)Fé e incredulidade estão sempre juntas na caminhada da vida....3. Autoridade (v. 54)A autoridade de Jesus se manifestou através do toque e da Palavra. Ainda hoje Ele opera em nós assim: pelo toque do Espírito e pela Sua Palavra poderosa revelada no Evangelho.4. Vitalidade (v. 55)Os sinais do milagre vieram em dois movimentos: do espírito e do corpo. Quando Jesus age, Ele nos alcançar por completo.
CONCLUSÃO: “seus pais ficaram maravilhados.......” (v. 56)
1. Maravilhados com a divindade de Jesus Lord Byron, poeta devasso: “se alguma vez o homem foi Deus, ou Deus foi homem,. Jesus foi ambos”. Para Jairo o poder de Jesus sobre a vida de sua filha evidenciou definitivamente e indubitavelmente que Ele era de fato Deus encarnado entre os homens2. Maravilhados com a influência poderosa direta de Jesus em sua casa O que maravilhou Jairo foi experimentar de maneira pessoal, direta, profunda e insofismável em sua família o extraordinário poder de Jesus. Hoje, somos convocados a vivenciar esta fé sincera em Cristo, confiando que Ele quer entrar em nossos lares para eliminar com Seu incomparável poder todos os sinais de morte promovidos por satanás!
AVALIE:1. Quanto tempo, diariamente, você tem gastado “aos pés de Jesus”?2. Quais têm sido, concretamente, os esforços que você tem feito no sentido de viabilizar a presença de Jesus em sua casa?3. Quais são hoje em sua família os obstáculos que têm impedido a ação poderosa de Jesus?4. O que você fará de maneira prática para superar estes obstáculos?5. Quais são as situações específicas de sua casa que você quer ver Jesus exercendo autoridade de transformação pelo toque e pela Sua Palavra?6. Que pessoa está precisando ouvir esta mensagem? Quando você a entregará para ela?
Pr. Jair Francisco Macedo – jajamacedo@hotmail.com