Origem da Igreja

A história da Igreja Católica remonta a Jesus Cristo e ao Apóstolo Pedro, a quem, segundo a teologia católica, Cristo prometeu o Primado da Igreja fundada por Ele: "Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja" e "Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus" (cf. Mt 16, 17-20) e depois da ressurreição o confirmou: "Apascenta os meus cordeiros" (cf. Jo. 21, 15-17) e que teria apontado Pedro, depois Bispo de Roma, e seus sucessores, como fundamento e cabeça visível de toda a Igreja.[4][5] A grande maioria dos historiadores também aceita que, de fato, neste momento, foi fundada a Igreja Católica.[6][7][8]

A fundação da Igreja Católica, que nesta época ainda era considerada uma seita ligada ao judaísmo, só se consumou no dia de Pentecostes.[9] Perseguidos pelo Sinédrio, rapidamente os cristãos se desvincularam da sinagoga, criando, de fato, a igreja cristã separada da religião judaica. A palavra catolicismo só começou a ser utilizada no fim do século I; alguns historiadores sugerem que os próprios apóstolos poderiam ter utilizado o termo para descrever a Igreja. O termo "católica" vem do grego e significa "universal", o que invoca o princípio de que desde o começo a Igreja foi aberta a todos, inclusive aos gentios, e estes foram declarados desobrigados de obedecer a antiga Lei de Moisés, conforme ficou definido no ano 49 da era cristã no Concílio de Jerusalém, o primeiro concílio, retratado em At 15: 6.


Pentecostes, por El Greco, século XVII, Museu do Prado.Muitos discutem entre si acerca de quando principiou a Igreja. Alguns creem que a Igreja de Cristo é a continuação ou a renovação do Israel do Primeiro Testamento. Outros asseveram que a Igreja não existia naquele Testamento, mas que principiou na nova Dispensação. Vejamos o que as Escrituras dizem a este respeito:

1.Em Ef 3: 4-5, Paulo fala da Igreja como um "mistério" que noutros tempos não fora revelado aos homens, como agora tinha sido aos seus santos apóstolos e profetas pelo Espírito Santo. E ainda no verso 9 demonstra que a Igreja é um "mistério" que desde o principio do mundo esteve oculto em Deus. (Ver também Cl 1: 26 e Rm 16: 25-26). A Igreja era, pois, um segredo de Deus durante tempos do Primeiro Testamento. e nunca foi revelado antes do aparecimento dos apóstolos e profetas do Testamento.
2.Em Mt 16: 18, o Senhor Jesus disse: "Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja". Por outras palavras, a Igreja ainda estava para se revelar quando o Senhor proferiu estas palavras.
3.E ainda em Efésios 4: 8-11 Paulo frisa que é Cristo ressuscitado e assunto ao Céu, que dá dons a Igreja. Isto prova que, para admitir que a Igreja existiu antes da Sua ressurreição, temos de admitir que lhe faltavam dons para sua edificação.
Nós cremos que é possível, não somente provar que a Igreja principiou na nova Dispensação, mas também que ela principiou no Dia de Pentecostes.

1.O corpo de Cristo (Sua Igreja) foi formado pelo baptismo do Espírito-Santo (1 Cor 12: 13). Será possível sabermos quando se realizou o baptismo do Espírito-Santo?
2.No livro dos Atos dos Apóstolos 1: 5, O Senhor Jesus, antes da Sua ascensão, prometeu aos apóstolos: "Sereis baptizados com o Espírito-Santo, não muito depois destes dias".
3.No Dia de Pentecostes "foram todos cheios do Espírito-Santo, e começaram a falar noutras línguas" (Actos 2: 4).
4.No cap. 5:11 verificamos que a Igreja já existia, porque lemos: "e houve grande temor em toda a Igreja.
São factos que, bem considerados, nos levam a crer que o nascimento da Igreja foi no Dia de Pentecostes.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.