A JUSTIÇA É IMORTAL: Livro da Sabedoria 1, 1-16

1* Amem a justiça, vocês que governam a terra. Pensem corretamente no Senhor e o procurem de coração sincero.
2 Pois ele se deixa encontrar por aqueles que não o tentam, e se manifesta para aqueles que não recusam acreditar nele.
3 Os pensamentos tortuosos separam de Deus, e o poder dele, posto à prova, confunde os insensatos.
4 A sabedoria não entra na alma que pratica o mal, nem habita num corpo que é escravo do pecado.
5 O espírito santo, que educa, foge da fraude, afasta-se dos pensamentos insensatos, e é expulso quando sobrevém a injustiça.
6 A sabedoria é um espírito amigo dos homens, mas não deixa impune quem blasfema com os lábios, porque Deus é testemunha de seus sentimentos, observa de fato a sua consciência e ouve as palavras de sua boca.
7 O espírito do Senhor enche o universo, dá consistência a todas as coisas e tem conhecimento de tudo o que se diz.
8 Por esse motivo, quem fala coisas injustas não escapará dele, e a justiça vingadora não o poupará.
9 Haverá investigação sobre os projetos do injusto, e o rumor das palavras dele chegará até o Senhor, e seus crimes ficarão comprovados.
10 Um ouvido atento tudo escuta: nem mesmo o sussurro das murmurações lhe escapa.
11 Portanto, tomem cuidado com a murmuração inútil, e evitem a maledicência. Mesmo secreta, a palavra não fica sem conseqüências, e a boca mentirosa mata a alma.
12 Não procurem a morte, desviando a própria vida de vocês, nem provoquem a ruína com as obras que vocês praticam,
13 pois Deus não fez a morte, nem se alegra com a perdição dos seres vivos.
14 Ele criou tudo para a existência, e as criaturas do mundo são sadias: nelas não há veneno de morte, nem o mundo dos mortos reina sobre a terra,
15 porque a justiça é imortal.

I. A SABEDORIA E O SENTIDO DA VIDA
A filosofia de vida dos injustos -*
16 Com gestos e palavras, os injustos invocam a morte para si mesmos. Eles pensam que a morte é amiga e a desejam ardentemente, chegando a fazer aliança com ela. São realmente dignos de pertencer à morte.


Refletindo:
* 1,1-15: A procura da sabedoria chega ao seu ponto mais alto quando se descobre que ela deve ser acompanhada pela busca da justiça. De fato, a sabedoria de Deus é a maior expressão da justiça, porque o projeto dele visa à realização da vida para todos. O saber dirigido pela injustiça só multiplica armas de morte. Norteado pela justiça, o saber torna-se coerente com o projeto de Deus, criando e multiplicando recursos que possibilitem de fato a vida para todos.



* 1,16-2,24: O texto apresenta a filosofia de vida do injusto. Para este, a única dimensão de vida é aquela que existe antes da morte. Como viver diante dessa perspectiva? Gozar o mais que for possível, já que não existe nada além dos prazeres desta vida. Por outro lado, para viver no ócio e no prazer, é preciso ter alguém que pague por isso. Daí nasce a desigualdade social, onde os bem-pensantes e privilegiados exploram os pobres, forçando-os a sustentar o seu estilo de vida. Para quem acredita, é claro que tal construção é enganosa. O justo que não participa dessa filosofia, ergue seu grito e se torna um grande obstáculo para o modo de viver do injusto. Quando o povo explorado descobre que está servindo os caprichos de uma classe privilegiada, então se revolta e não teme sequer a própria morte, pois sabe que ela pode ser o supremo testemunho de repúdio à injustiça, e assim tornar-se uma porta para a vida, «porque a justiça é imortal» (1,15).

Fonte: A palavra de Deus