Escolher o caminho


Provérbios, 4
10. Meu filho, escuta e recebe os meus conselhos, e eles multiplicarão os anos da tua vida.

11. Vou mostrar-te o caminho da sabedoria e guiar-te pelas veredas da rectidão.
12. Ao caminhares, os teus passos não serão dificultados e, ao correres, não tropeçarás.
13. Agarra-te à disciplina, e não a deixes; pratica a disciplina, porque ela é a tua vida.

14. Não andes pelas veredas dos injustos, nem vás pelo caminho dos maus.

15. Evita esse caminho, e não passes por ele. Afasta-te dele, e segue em frente.

16. Os injustos não dormem sem ter feito o mal; perdem o sono, enquanto não fazem alguém tropeçar.

17. Comem a maldade como pão e bebem a violência como vinho.

18. Mas a vereda dos justos brilha como a aurora, e vai clareando até nascer o dia.
19. O caminho dos injustos é tenebroso, e eles não sabem onde irão tropeçar.
20. Meu filho, está atento às minhas palavras e dá ouvidos aos meus conselhos.
21. Nunca os percas de vista e guarda-os no teu coração.

22. Pois eles são vida para quem os encontra e saúde para o teu corpo.

23. Acima de tudo, guarda o teu coração, porque dele brota a vida.

24. Preserva a tua boca da maledicência e afasta de ti a falsidade dos lábios falsos.
25. Que os teus olhos olhem em frente e o teu olhar se dirija para diante.
26. Fica atento ao caminho onde pões os pés, e que todos os teus caminhos sejam firmes.
27. Não te desvies nem para a direita, nem para a esquerda, e afasta do mal os teus passos.