O aprendizado da sabedoria


Provérbios, 4
1. Filhos, obedecei à disciplina paterna, e estai atentos para adquirir a inteligência.

2. Eu dou-vos uma boa doutrina; não abandoneis a minha instrução.

3. Eu também fui filho de meu pai e amado ternamente por minha mãe.

4. Ele instruiu-me assim: «Conserva os meus conselhos na tua mente, observa os meus preceitos, e viverás.

5. Adquire a sabedoria, adquire a inteligência e não te esqueças delas, nem te afastes dos meus conselhos.

6. Não abandones a sabedoria, e ela guardar-te-á. Ama a sabedoria, e ela proteger-te-á.

7. O princípio da sabedoria é adquirir a sabedoria. Adquire a inteligência usando tudo o que possuis.

8. Conquista a sabedoria, e ela exaltar-te-á. Abraça-a, e ela honrar-te-á.

9. Ela colocará na tua cabeça um belo diadema, e cingir-te-á com uma brilhante coroa».