Sacramento do Batismo no sentido teológicoido

O que é o Sacramento do Batismo e qual o seu sentido teológico?


O termo Batismo vem do Grego Baptizein, que significa “mergulhar” “mergulho” na água simboliza o seputamento do catecúmeno na morte de Cristo, da qual com com ele ressuscita, como nova criatura(2Cor 5,17; Gl 6,15). É também o banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo (Tt 3,5) . O banho da iluminação, pois recebe o Espírito Santo de Jesus Cristo que ilumina (Jo 1,9), tornando-o filho da Luz(1Ts 5,51), torna-se Luz também(Ef 5,8)


A vida cristã te no Sacramento Vatismo, o primeiro dos Sacramento, a sua raiz e seu inicio. Cristo o instituiu para que todos tenham vida vida nova e o confiou à Igreja: “Ide, pois ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumpri tudo quanto vos tenho ensinado” (Mt 28,20). O sacramento do Batismo é o único necessário para salvação, é a porta e o fundamento de todos os sacramento da Igreja. Quem não o tiver recebido, não poderá ser validamente admitido aos outros sacramentos( C.D.C, Cân. 849).


O sacramento do batismo é o fundamento de toda s vida cristã, liberta o batizado dos pecados, o regenera espiritualmente, o constitui filho de Deus por meio do Mistério da graça e o configura a Cristo com caráter indelével, tornando-o participante do seu tríplice múnus: sacerdote, profético e rel. Pelo Batismo a criança ou adulto se torna membro de Cristo, incorporado à Igreja e nela o constitui pessoa, sujeito dos direitos e deveres próprio de todo cristão.


Matéria do Batismo:

Água H2O – Não pode conter nenhum aditivo.

Forma do Batismo – Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Não pode ser batizado em nome da Trindade, tem que usar a forma citando as três pessoas da Trindade, uma por uma.


Elementos teológico do batismo:

a) Porta de entrada para outros sacramentos.

b) Único necessário para a salvação

c) É um direito natural positivo,todos tem direito

d) No Batismo é perdoado todos os pecados

e) Pelo Bastimo nos constituímos filhos de Deus

f) Pelo Batismo somos configurados a Cristo de maneira indelével

g) Nos tornamos parte do corpo místico de Cristo


Qual o significado o Batismo para a vida cristã?

Disse Jesus: Quem não nascer do Alto não pode ver o Reino de Deus (…) quem não renascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que nasceu da carne é carne; o que nasceu do Espírito é Espírito(Jo 3, 3.5). Pedro inaugurou a pregação apostólica no dia de Pentecoste dizendo ao povo: Arrependei-vos: ´que cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos pecados(At 2,38). Paulo explicou ao carcereiro, depois de sua libertação: “Crê no Senhor e será salvos, tu e a tua família”. Imediatamente o carcereiro recebeu o Batismo com todos os seus(At 16,31-33)). O mesmo Paulo ensina na Carta aos Romanos: Batizados ( ou seja, banhados) em Cristo Jesus, é na sua morte que somos batizados(ou seja, mergulhados). Portanto, pelo batismo fomos sepultados com ele(Jesus) na sua morte para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós vivamos a vida nova(Rm 6,3-4).

O que não pode se apagar, o tempo não destrói. O Batismo sela o cristão com um sinal espiritual indelével(“character”) de sua pertença a Cristo. Pecado algum apaga esta marca, se bem que possa impedir o Batismo de produzir frutos de salvação. Dado uma vez por todas, o Batismo não pode ser reiterado(C.I.C. 1272).


O que é necessário para receber o Batismo?

a) Ser humano

b) Não ter sido ainda batizado

c)Está vivo, se a morte é duvidosa, o Batismo deve ser conferido sob condição.

Este é o sujeito do Batismo: humano, vivo e pagão.



Quem pode receber o Bastimo?

Qualquer pessoa que deseje ser batizada, deste que expresse vontade de se tornar filho de Deus e deseje corresponder esse amor de Deus. Não pode ser negado a ninguém, apenas adiado. No caso de criança deve ser o desejo dos pais ou responsável. É o desejo de Jesus que todos sejam batizados. (Mt 28,19; Mc 16,16)



Para que uma criança, antes dos sete anos completos, seja licitamente batizada é preciso que os pais, pelo menos um deles, ou aqueles que legitimamente fizerem suas suas vezes, dêem o seu consentimento: e haja esperança fundada

de que a criança será educada na fé católica( Cf C.DC Cân 868). Sempre que tiver consciência da ausência dessa esperança fundada de a que criança será educada fé católica, o ministro cuide de adiar a celebração do Batismo, sempre de oferecer aos pais ou a quem lhe faz às vezes as justas razões para esse adiamento, e o devido acompanhamento.


Porque somente nos tornamos filhos de Deus no Batismo?

Porque recebemos a vida na graça do Espírito Santo, somos incorporado na vida de Jesus, em seu corpo místico, ou seja, a Igreja(invisível), membros da comunidade de fé(Igreja visível)


A criança no útero e o feto moorto podem ser batizado?

A criança no útero, embora já seja uma pessoa, não pode ser batizada, só após o nascimento. No caso do feto abortivo pode ser ministrado o batismo, se ainda estiver vivo.


Os “portadores de deficiência ou necessidade especial” podem ser batizados?

O deformado pode ser batizado sob condição. O demente de nascença pode ser batizado antes de atingir o uso da razão. No caso de perigo de morte pode ser batizado, se antes disso, tiver manifestado o desejo de receber o Batismo. Se a morte é duvidosa, pode-se batizar sob condição.



Uma criança exposta pode ser batizada?

Uma criança que não se sabe que foi batizada pode ser batizada sob condição, já que não se sabe se foi batizada ou não.


Uma criança em perigo de morte, quem pode batizar?

Qualquer pessoa na ausência de um ministro ordenado pode batizar, este batismo de emergência até um pagão pode ser batizar, o que vale é a intenção, fazer o que pede a Igreja. Caso a criança se recupere a saúde o Batismo é confirmado legalmente.