COMO EVANGELIZAR

Toda a orientação de como devemos evangelizar está na Bíblia, basta lermos e seguirmos o exemplo de Jesus Cristo. Os discípulos foram convidados por Jesus para segui-lo, e todos que estavam atentos à evangelização de Jesus, aprenderam o que dizer e como dizer, pois eles testemunharam tudo o que Jesus fez e ensinou. "E Jesus, andando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, os quais lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Eles, pois, deixando imediatamente as redes, o seguiram" (Mateus 4:18-20). Nós também fomos convidados por Jesus no momento em que ouvimos pela primeira vez à pregação do evangelho, e começamos a segui-lo no momento em que nos convertemos. Agora, nós devemos continuar a ouvi-lo, estudando a Bíblia para que possamos também, quando estivermos prontos, sermos enviados pelo Senhor para anunciarmos as Boas Novas do Reino dos Céus.

O QUE DIZER?
"E indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus" (Mateus 10:7).
A principal missão dos discípulos era anunciar a chegada do reino dos céus, onde não a dor, morte nem tristeza, e que a porta de entrada para este reino é o Senhor Jesus Cristo. Este é o centro da evangelização, todo o restante são esclarecimentos, sobre o mesmo assunto, que podem também vir com sinais: Curar enfermos, expulsar demônios, falar em outros idiomas e todo o sinal necessário da parte de Deus na evangelização. Devemos ter sempre em mente que evangelizar é a nossa principal missão neste mundo, e como nos diz o apóstolo Paulo: "Usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus" (Efésios 5:16).

COMO DIZER?
Em nossos dias, a igreja tem usado de diversos meios para falar ao mundo sobre o reino dos céus, mas não da forma utilizada por Jesus. Se desejarmos ver a genuína conversão de outras pessoas, devemos seguir o exemplo de nosso Senhor: "Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (João 13:15), “Porque eu não falei por mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, esse me deu mandamento quanto ao que dizer e como falar" (João 12:49). A forma da evangelização Bíblica é simples, para que todos os servos do Senhor possam participar, pois no tempo de Jesus não havia carro de som, gráfica para imprimir folhetos, emissoras de rádio, televisão e etc. É permitido por Deus usarmos esses meios, mas não ficarmos dependentes deles, ou até mesmo acreditarmos que sem eles não há evangelização. Nós somos a principal ferramenta que Deus quer usar na sua obra de evangelização. "Não vos provereis de ouro, nem de prata, nem de cobre, em vossos cintos; nem de alforje para o caminho, nem de duas túnicas, nem de alparcas, nem de bordão; porque digno é o trabalhador do seu alimento" (Mateus 10:9,10).


Preparando-se para evangelizar
Estudar a Bíblia e orar, é o primeiro passo que devemos dar antes de começarmos a evangelizar, pois sem o conhecimento da Palavra e sem a orientação do Espírito Santo, não estaremos fazendo a vontade de Deus, mas a nossa. A forma de evangelizar, é indo as pessoas (pecadores), e anunciar-lhes as Boas Novas, este era o método usado por Jesus. Alguns darão ouvidos as "nossas" palavras e outros as desprezarão, "se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa" (João 15:21 B). Entregar uma mensagem escrita (folheto), é em alguns casos, melhor do que falar, pois o folheto permanecerá com a pessoa, dando-lhe mais oportunidades para refletir no assunto. A escolha de um bom folheto é muito importante, pois ele deve anunciar as Boas Novas, e não um bom pensamento. Muitos equipamentos podem ser usados para nos auxiliar na evangelização: Aparelhos de som, projetores de filmes, instrumentos musicais e etc. Esses recursos podem ser usados, mas não devem jamais ofuscar a pregação da Palavra de Deus, para que as pessoas sigam a Cristo, e não queiram fazer parte da igreja por causa dos meios, e sim, por causa da Palavra. Os equipamentos devem cooperar com a pregação, e não a pregação com os equipamentos. As faixas e os cartazes usados devem convidar as pessoas a ouvirem a pregação da Palavra de Deus, e não a uma apresentação teatral ou musical. Todos os equipamentos devem ser preparados com antecedência, para que na hora da pregação não venhamos a ser motivo de riso. Os instrumentos devem ser afinados antes, e não na hora da evangelização. Escolher hinos com mensagens Bíblicas, e não com ritmos de danças, e cantá-las com coerência é muito importante. A mensagem deve ser Bíblica e objetiva, pois não é pelo muito falar que as pessoas vão se converter. Mensagem muito longa, pode provocar sonolência.

Escolhendo o local da pregação
Devemos escolher um local de fácil acesso para realizar o evangelismo externo, onde haja muitas pessoas para ouvirem a mensagem de Deus. Antes de fazermos qualquer trabalho de evangelismo, devemos pedir a orientação e a benção de Deus. "Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" (João 15:5). Quando realizarmos um trabalho de evangelização na casa de uma pessoa não crente, devemos tomar muito cuidado, pois Jesus nos diz: "Em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela é digno, e hospedai-vos aí até que vos retireis" (Mateus10:11). Infelizmente, muitas pessoas querem "culto" em sua casa, não para conhecerem a Palavra de Deus, "mas para que haja sorte em sua vida”, ou pensam que somos "Detefom" para espantar os maus espíritos. A casa deve ser digna, principalmente se você ou um grupo de irmãos, nela irão dormir. Mas isto não significa que a casa deva ser perfeita, mas que eles verdadeiramente desejam ouvir as Boas Novas de salvação. Por exemplo: Imagine um irmão dormir em uma casa em que haja apenas mulheres ou uma prostituta. Mesmo que elas queiram com sinceridade ouvir as Boas Novas, tal pousada seria, principalmente em nossos dias, uma aparência do mal. Por não conhecermos a verdadeira intenção daqueles que desejam um "culto" em suas casas, é que devemos sempre pedir direção ao nosso Deus em oração, e lembrarmos que a obra é Dele e não nossa.

Deus te abençoe.
André M. dos Santos