HARMONIA CONJUGAL

Harmonia Conjugal: Significa a paz coletiva entre as pessoas ou entres duas pessoas , que é o casal. Para que haja harmonia conjugal é preciso termos algumas referenciais: O primeiro referencial é Jesus. O segundo referencial é fundamentarmos na palavra de Deus. O terceiro referencial é o alicerce, quer dizer uma receita , com os seguintes ingredientes:Amor, dialogo, renuncia, fidelidade, confiança, partilha, perdão, elogios, compreensão, amizade, paz, união, sexo, respeito, oração, Jesus. Amados, se temos um alicerce feito com essas belíssimas palavras para construção de uma família Santa, como Deus quer que seja, temos também quatros pilares que sustenta ainda mais a vida conjugal do casal: Deus, Oração, Amor e Sexo. Se todos os casais vivenciasse tudo isso descrito acima, todas as famílias seriam Santa, porém pecadora.

DEUS CONCEDE A UNIÃO: HOMEM E MULHER
Gênesis 2, 18-24
18. O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada.”
19. Tendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais dos campos, e todas as aves dos céus, levou-os ao homem, para ver como ele os havia de chamar; e todo o nome que o homem pôs aos animais vivos, esse é o seu verdadeiro nome.
20. O homem pôs nomes a todos os animais, a todas as aves dos céus e a todos os animais dos campos; mas não se achava para ele uma ajuda que lhe fosse adequada.
21. Então o Senhor Deus mandou ao homem um profundo sono; e enquanto ele dormia, tomou-lhe uma costela e fechou com carne o seu lugar.
22. E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem.
23. “Eis agora aqui, disse o homem, o osso de meus ossos e a carne de minha carne; ela se chamará mulher, porque foi tomada do homem.”
24. Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne.


CASAL: DEUS , ORAÇÃO , AMOR E SEXO
Tobias 8, 4-10
4. Então Tobias encorajou a jovem com estas palavras: Levanta-te, Sara, e roguemos a Deus, hoje, amanhã e depois de amanhã. Estaremos unidos a Deus durante essas três noites. Depois da terceira noite consumaremos nossa união;
5. porque somos filhos dos santos (patriarcas), e não nos devemos casar como os pagãos que não conhecem a Deus.
6. Levantaram-se, pois, ambos, e oraram juntos fervorosamente para que lhes fosse conservada a vida.
7. Tobias disse: Senhor Deus de nossos pais, bendigam-vos os céus, a terra, o mar, as fontes e os rios, com todas as criaturas que neles existem.
8. Vós fizestes Adão do limo da terra, e destes-lhe Eva por companheira.
9. Ora, vós sabeis, ó Senhor, que não é para satisfazer a minha paixão que recebo a minha prima como esposa, mas unicamente com o desejo de suscitar uma posteridade, pela qual o vosso nome seja eternamente bendito.
10. E Sara acrescentou: Tende piedade de nós, Senhor; tende piedade de nós, e fazei que cheguemos juntos a uma
ditosa velhice!

COMPROMISSO DO CASAL: HOMEM E MULHER.
Efésios 5,21-33
21. Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo.
22. As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor,
23. pois o marido é o chefe da mulher, como Cristo é o chefe da Igreja, seu corpo, da qual ele é o Salvador.
24. Ora, assim como a Igreja é submissa a Cristo, assim também o sejam em tudo as mulheres a seus maridos.
25. Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela,
26. para santificá-la, purificando-a pela água do
batismo com a palavra,
27. para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível.
28. Assim os maridos devem amar as suas mulheres, como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
29. Certamente, ninguém jamais aborreceu a sua própria carne; ao contrário, cada qual a alimenta e a trata, como Cristo faz à sua Igreja -
30. porque somos membros de seu corpo.
31. Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois constituirão uma só carne (
Gn 2,24).
32. Este mistério é grande, quero dizer, com referência a Cristo e à Igreja.
33. Em resumo, o que importa é que cada um de vós ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher respeite o seu marido.


CASAL COM ORAÇÃO E CASAL SEM ORAÇÃO:
São Mateus 7,24-27
24. Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha.
25. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha.
26. Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia.
27. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela caiu e grande foi a sua ruína.


Deus quer construir à partir de nossos lares, famílias fundamentadas na rocha que é o próprio Jesus. A vida conjugal deve ser construído sobre os alicerces do AMOR - DIALOGO - RENUNCIA - FIDELIDADE - CONFIANÇA - PARTILHA - PERDÃO - ELOGIOS - COMPREENSÃO - AMIZADE - PAZ - UNIÃO - SEXO - RESPEITO - JESUS - ORAÇÃO.
OS QUATROS PILARES QUE SUSTENTA A VIDA CONJUGAL: DEUS -
ORAÇÃO - AMOR - SEXO