Casais - Famílias


São Mateus, 7,21-27
21.Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
Será que eu sou aquele que diz: Senhor, Senhor: Com certeza sim. Será que eu vou entrar no Reino dos céus? Estou procurando todos os dias. Será que estou fazendo a vontade de meu que está nos céus? Estou tentando todos os dias. Faça você também essas perguntas pra si mesma e reflita um pouco. Veja bem, não adianta eu participar da Santa Missa todos os domingos, participar de alguma pastoral, não adianta eu ler a Bíblia e rezar o terço todos os dias. Não adianta fazer tudo isso , se eu não amar, não respeitar, não partilhar, não viver em comunhão com o meu próximo. Com certeza, nós só entraremos no Reino dos céus, se fizermos a vontade de Deus, e a vontade do pai é tudo o que foi citado acima.


Nestes 4 versículos baixo, nós vemos duas situações de famílias.
Uma família construída na rocha e a outra família construída na areia.
Na primeira situação:
24.Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha.
25.Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha.
Se nós ouvirmos as palavras e os ensinamentos de Deus e pôr em prática, nós nos tornaremos homens prudentes, então construiremos nossa casa na rocha. A casa significa a família e a rocha significa o próprio Jesus. A chuva, as enchentes e os ventos significa os nossos problemas diários, as nossas dificuldades, tudo isso são investida sobre a família, porém ela não sente nada , porque está em Jesus.

Na segunda situação:
26.Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia.
27.Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela caiu e grande foi a sua ruína.
Se nós ouvirmos as palavras e os ensinamentos de Deus e não pôr em prática, nós nos tornaremos homens insensato, construiremos nossa casa na areia. A casa significa a família, e a areia significa o inimigo. A chuva, as enchentes e os ventos significa os nossos problemas diários, as nossas dificuldades, tudo isso são investida sobre a família, porém ela sente um grande abalo e sua ruína é grande, porque estava construída na areia.

- As famílias precisam chamar Jesus todos os dias, principalmente o casal quando estiver com problemas em seus relacionamentos, porque uma coisa é certa, o casal que ora juntos , permanece juntos, e se o casal vai bem, os filhos também estão bem. Hoje nós temos muitas famílias em ruínas, porque muitos casais não tem mais dialogo, não tem amor, não tem respeito, não tem compreensão, não tem renuncia, não tem confiança, não tem partilha, não tem perdão, não tem elogios, não tem amizade, não tem paz, não tem união, não tem sexo, não tem oração, não tem nada, acabou tudo. Para que um casal viva bem, viva até o dia em que Deus chamar, é preciso ter todos esses ingredientes citados acima e ainda mais os quatros pilares que sustenta a vida conjugal do casal: Deus, Oração, Amor e Sexo. Hoje existem casais que vivem como irmãos, é incrível. Eu escrevo tudo isso com muita convicção, pois eu e minha esposa damos assistência a casais que vivem com problemas, nós somos da Pastoral Familiar, trabalhamos as famílias. Meus irmãos e minhas irmãs, como tem problemas em casais.


- Muitas vezes eu fico observando os casais, quando namoram parece um grude, não param um minuto de beijar, se agarram , mas quando se casam, passam um ano de casados, quando não se separam, deixa de existi aquele grude de antes. O que falta nos casais é apenas um segredo: O segredo é trazer aqueles momentos de quando eles namoravam, aquele grude, eles não fazem nada disso, então acontece os atropelos. Observo também alguns casais, que quando estão em fase de namoro, é um pegado na mão do outro, quando não é agarrados, que quase não andam, ambos tem aquele cuidado especial, mas quando se casam, os dois saem juntos, o marido que sempre anda mais rápido, vai na frente, a pobre da esposa vem lá atraz com uns 20 metros de distancia do marido.


Matrimônio é amor para sempre.
Matrimônio também é testemunha.
O matrimônio gera vida.


A catequese e a educação dos filhos começa na família.
Família, uma dádiva de Deus.


“Família, Igreja doméstica, caminho para o discipulado”.

“Família, Igreja doméstica a serviço da Vida”.

“Família, Futuro da humanidade”.

“Família, Santuário da Vida”.

“Família, comunidade de amor”.

“Família, berço da vida e de toda a vocação”.

“Família, promotora da Paz”.

“Família, formadora dos valores humanos e cristãos”.

“família, primeira escola de vida e de fé”.

Carlos Augusto