Setembro - Mês da Bíblia. Como surgiu esta comemoração?

Começou o mês de setembro, mês da Bíblia. Todo ano quando chega o mês de setembro falamos sempre de como a Bíblia foi feita entre outros. Veja o que diz Alessandro Ricardo Lima em seu livro O Cânon Bíblico: A Origem da Lista dos Livros Sagrados:
“Ao contrário do que muitos pensam, a Bíblia Cristã não caiu do céu organizada como um único livro. Para reunir os livros sagrados em um único volume, antes foi necessário saber quais eram eles.
O discernimento da lista dos livros sagrados pela Igreja foi resultado de um longo e gradativo processo de amadurecimento teológico e espiritual sob a condução do Espírito Santo.”.
Mas este ano resolvemos fazer um pouco diferente, vamos mostrar como surgiu a comemoração do mês da Bíblia:
“Segundo o Serviço de Animação Bíblica das Paulinas, há mais de 30 anos, no Brasil, o mês de setembro é conhecido como o Mês da Bíblia; a data tem sua origem na Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) que, em 1971, solicitou às comunidades sugestões para a comemoração dos seus 50 anos. ‘A superiora das Paulinas, Ir. Eugênia Pandolfo, apresentou, então, a proposta de ser realizado um vasto e profundo movimento bíblico durante o mês de setembro, que atingisse todos os segmentos da Arquidiocese’.
Aprovada a proposta, formou-se a equipe de coordenação... Com a colaboração do biblista Frei Carlos Mesters, foram elaborados folhetos para a divulgação e estudo da Bíblia com o desejo de despertar o gosto pela Palavra de Deus e iniciar uma leitura bíblica permanente. Com essa iniciativa, o grupo desejava levar o estudo da Bíblia às paróquias, comunidades, Vida Religiosa Consagrada, escolas, hospitais, penitenciárias, meios de comunicação.
Bíblia, Deus caminhando com a gente. Este foi o slogan adotado pelo Centro Bíblico de Belo Horizonte que lançou, em 1976, o folheto Bíblia Gente tornando o Mês da Bíblia uma realidade nacional...
A redescoberta da Sagrada Escritura e o seu uso constante por todas as Igrejas Cristãs no Brasil tem sido muito significativo para o processo e crescimento da experiência da fé das comunidades espalhadas pelo nosso imenso País. Nesse sentido, o Brasil desenvolveu um trabalho pioneiro na Igreja da América Latina, no que diz respeito à Animação bíblica das pastorais.”
O Brasil está entre os Países católicos que mais usam a Bíblia. Quem visita as famílias, encontra na maioria delas, em lugar bem visível da casa, uma grande Bíblia aberta. E em outras podemos encontrar Bíblias ao lado da cama, ou na mesa do escritório. É um bom sinal, mas observamos que em muitas casas a Bíblia está sendo usada apenas como enfeite e ela não pode ser usada com esse propósito e sim como o que ela é, a Palavra de Deus, e como tal deve ser vivenciada e seguida. O mês de setembro nos convida a utilizar melhor este grande tesouro, que Deus nos deixou. Sendo assim irmão, passemos a lê-la todos os dias não só neste mês, mas também em todos os outros.
Fique na Paz do Senhor,



Fonte: Luiz Filho
luizjcm@hotmail.com
Postado por Jornal Juventude Cristã em Movimento às 18:47