A lei de Deus e a Lei dos homens




1 – Leis.
Nós seres humanos vivemos pela lei de Deus e pela lei dos homens. Nós como cristãos devemos vivenciar e respeitar ambas as leis, muitas vezes nós respeitamos só as leis dos homens e deixamos de respeitar as leis de Deus, que é a principal. Mas se respeitarmos primeiramente as leis de Deus, conseqüentemente iremos respeitar as leis dos homens. Esse ponto de vista é difícil para alguns cristãos, para alguns é mais fácil fazer a vontade do homem, do que a vontade de Deus.
- Na lei dos homens, nós temos dos três poderes:
Leis Federais, Estaduais e Municipais.

Na lei de Deus temos varias, mas o Senhor resumiu em duas: Amar a Deus sobre todas as coisas e Amar o próximo como a si mesmo.(São Marcos 12,33) E amá-lo de todo o coração, de todo o pensamento, de toda a alma e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, excede a todos os holocaustos e sacrifícios.


2- Vivemos também por duas dimensões: Espíritual e carnal.
- O Espírito:
- O Espírito: Nós como cristãos batizados, temos livre arbítrio, Deus não nos obriga a nada, depende da consciência de cada um de nós. Mas o certo é vivermos pelo Espírito, pois quando fomos batizados, rebemos o Espírito Santo: (São Marcos 1,8)Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo."
- As virtudes de quem vive pelo Espírito Santo:
- Dons do Espírito Santo: Sabedoria, Inteligência, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade, Temor,
- Virtudes Teologais: Fé, Esperança, Caridade.
- Virtudes Cardeais: Prudência, Justiça, Fortaleza, Temperança.
- Obras da Misericórdia Corporal: Dar de comer a quem tem fome, Dar de beber a quem tem sede, Vestir os nús, Dar pousada aos peregrinos, Visitar os enfermos e os encarcerados, Remir os cativos, Enterrar os mortos.
- Obras da Misericórdia Espiritual: Dar bom conselho, Instruir os menos esclarecidos, Corrigir os que erram, Consolar os aflitos, Perdoar as injúrias, Suportar pacientemente as fraquezas do próximo, Rogar a Deus pelos vivos e defuntos.

- A carne:
O cristão que vive pela carne, se torna uma pessoa sem rumo, sem vida e sem sentido nenhum. Mas o cristão vive assim, porque optou por essa situação, mas essa pessoa é também um filho de Deus, só depende da pessoa querer mudar. (São Mateus 26,41)Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca. Tem muitos irmãos e irmãs que dar seu testemunho de vida, muitos filhos de Deus viviam nas drogas, na prostituição, no adultério etc...e essas pessoas mudaram de vida graças a Deus.(Romanos 7,26)Assim, pois, de um lado, pelo meu espírito, sou submisso à lei de Deus; de outro lado, por minha carne, sou escravo da lei do pecado.
Quem vive pela carne, tem os Vícios Capitais: Soberba, Avareza, Luxúria, Ira, Gula, Inveja, Preguiça.(Gálatas 5,19)Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem,
- Caríssimos irmãos, vocês que vivem pela carne, mude de vida hoje, a manhã poderá ser tarde. Deus quer que nós sejamos Santos, que nós cuidemos do nosso corpo e nossa alma com muita oração, fé e perseverança.

Veja o que o Senhor Jesus nos diz:
I Tessalonicenses - Capítulo 4
2: Pois conheceis que preceitos vos demos da parte do Senhor Jesus.
3: Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação; que eviteis a impureza;
4: que cada um de vós saiba possuir o seu corpo santa e honestamente,
5: sem se deixar levar pelas paixões desregradas, como os pagãos que não conhecem a Deus;
6: e que ninguém, nesta matéria, oprima nem defraude a seu irmão, porque o Senhor faz justiça de todas estas coisas, como já antes vo-lo temos dito e asseverado.
7: Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.

Josué - Capítulo 1
7: Tem ânimo, pois, e sê corajoso para cuidadosamente observares toda a lei que Moisés, meu servo, te prescreveu. Não te afastes dela nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas feliz em todas as tuas empresas.
8: Traze sempre na boca (as palavras) deste livro da lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem-sucedido.
9: Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores.

Carlos Augusto