Como não devemos orar:


A. Não seja desobediente:
Deuteronômio 1:43,45 Não ouvistes, antes fostes rebeldes (à Palavra) do Senhor... o Senhor não ouviu a vossa voz
Deuteronômio 3:23-27 [O pedido de Moisés para entrar em Canã foi negado. Números 20:12]
1Samuel 28:5,6 Perguntou Saul ao Senhor, porém o Senhor lhe não respondeu [veja por quê, em 1Samuel 28:15-19]
Isaías 1:15 Quando multiplicais as vossas orações, não as ouço
Miquéias 3:4 Clamarão ao Senhor, mas não os ouvirá... visto que eles fizeram mal (Leia também 1Samuel 13:8-14 e 14:37; Oséias 5:6.)
B. Não seja descrente:
Jó 9:16 Ainda que chamasse, e Ele me respondesse, nem por isso creria que (Ele) desse ouvidos à minha voz
Mateus 17:19,20a Por que não pudemos nós expulsá-lo? Por causa da vossa pouca fé
Hebreus 11:6 Sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe
C. Não guarde no coração um pecado do qual não se arrependeu:
Salmo 66:18,19 Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá
Isaías 59:1,2 Os vossos pecados encobrem o Seu rosto... para que vos não ouça
Tiago 5:16 Confessai as vossas culpas... e orai uns pelos outros
D. Não duvide nem desobedeça à Palavra:
Provérbios 1:24-28 Então a Mim clamarão, mas Eu não responderei
Provérbios 28:9 O que desvia os seus ouvidos... a sua oração será abominável
Zacarias 7:12,13 Eles clamarão, mas Eu não ouvirei
Tiago 1:5-7 Não pense tal homem [duvidador] que receberá do Senhor alguma coisa
E. Não guarde ressentimentos nem "coisas contra alguém" no seu coração:
Marcos 11:25 Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém
F. Não ore por motivos egoístas:
Tiago 4:3 Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para gastardes em vossos deleites
Deuteronômio 23:4,5 Alugaram contra ti a Balaão... para te amaldiçoar. Porém, o Senhor, não quis ouvir Balaão
G. Não ore cheio de orgulho, mas com sinceridade e humildade:
Mateus 6:5,6 Não sejas como os hipócritas, pois se comprazem em orar [em público]
Lucas 18:10-14 Ó Deus, graças Te dou, porque não sou como os demais homens
H. Não faça orações muito compridas e repetitivas:
Eclesiastes 5:2 Deus está nos Céus... sejam poucas as tuas palavras
Mateus 6:7,8 Orando, não useis de vãs repetições
Mateus 23:14 Ai de vós... para justificar, fazeis longas orações
Josué 7:6,10 Deus disse a Josué que parasse de orar e se levantasse]
I. O que acontece quando não oramos:
Tiago 4:2 Não tendes porque não pedis (Leia também Isaías 64:7)