Casamento em caná da galiléia



Palavras iniciais: o casamento foi dado ao homem e à mulher para ser uma bênção sem medida. É através dele que tanto o esposo como a esposa se completam, se realizam. Quando olhamos para a instituição do primeiro casamento lá no éden, podemos notar a grande preocupação do criador no sentido de que a felicidade do homem atingisse o seu ponto alto. Embora fosse ele, o homem, criado primeiro, o criador notou que faltava algo para a sua realização e complementação. Foi neste momento que o senhor tomando uma das costelas do homem, construiu com ela uma linda mulher. Foi aí que o homem exclamou: "esta agora é osso dos meus ossos e carne da minha carne...". O casamento nada mais é do que duas pessoas se unindo, se entrelaçando, para formar uma única carne, uma unidade espiritual, para que tanto o homem como a mulher possam desfrutar do melhor de deus para suas vidas.




João 2.1-11 - Introdução:
1. No texto que lemos, encontramos jesus sendo convidado, juntamente com seus discípulos a um casamento em caná, uma cidade da galiléia, uma província que ficava ao norte da palestina. Num dado momento faltou um dos ingredientes mais importantes para a festa, o vinho, o que levou jesus a realizar o seu primeiro milagre registrado nas escrituras, ou seja o "milagre da água transformada em vinho". A realização deste milagre trouxe novamente a alegria àquela festa!
2. Nos tempos antigos, o casamento era rodeado por grandes festividades. Principalmente entre os judeus, o povo da bíblia, a festa de casamento se prolongava por sete dias, onde a cada dia chegavam novos convidados. As famílias se reuniam, se comunicavam, se alegravam. Era uma ocasião muito festiva e alegre para todos os familiares e amigos mais chegados da família do noivo e da noiva. É possível que jesus foi convidado para este casamento por ser parente de um dos noivos.
3. O fato de jesus ter sido convidado para o casamento em caná, nos mostra que ele não era apático em relação aos eventos sociais, inclusive eventos que incluíam cerimônias de casamentos e outros encontros sociais.


"queremos ver nesta noite alguns pontos importantes envolvendo a bênção de jesus para um casamento".


I- Em primeiro lugar: para um casamento ser bem sucedido, deve ter jesus como seu convidado de honra.
1. Somente jesus pode trazer graça para o lar que vocês estão começando hoje. Vejam o que o salmista nos diz: "se o senhor não edificar a casa em vão trabalham os que a edificam", sl 127.1.
2. Só seremos vitoriosos em nosso casamento se o colocarmos nas mãos de jesus e se cumprirmos as determinações que a palavra de deus traz para nós. Quando surgiu o problema na festa, maria deu a seguinte instrução ao anfitrião e seus ajudantes: "fazei tudo o que ele vos mandar". Quando fazemos o que jesus nos manda fazer, certamente não seremos decepcionados!
3. O livro de instruções sobre o que deus quer de nós para o lar e a família, é a escritura sagrada. Seguindo as instruções deste livro, certamente vocês alcançarão o melhor no casamento. É na obediência a deus e à sua palavra que alcançamos a vitória. Um exemplo de como deve funcionar um casamento está em ef 5.24-31, "24 mas, assim como a igreja está sujeita a cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos. 25 vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, 27 para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. 28 assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. 29 pois nunca ninguém aborreceu a sua própria carne, antes a nutre e preza, como também cristo à igreja; 30 porque somos membros do seu corpo. 31 por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne".


II- Em segundo lugar: podemos observar que Jesus reserva sempre o melhor para o fim.
1. Muitos casamentos começam bem, mas começam a se desgastar com o passar do tempo. Quando começam a surgir os pontos de atrito, as dificuldades financeiras, as doenças e outras coisas semelhantes, muitos casamentos se deterioram e acabam em separação. Outros casamentos são desfeitos em razão da infidelidade, que tem sido nos dias atuais a grande vilã nas más relações matrimoniais. A traição conjugal é o ato que mais machuca, que mais destrói os casamentos atuais.
2. Porém, quando jesus está presente no casamento, o vinho do fim da festa é sempre melhor! O normal para qualquer casamento é começar bem e ir se desgastando através do tempo. Muitos casamentos já se acabaram, onde os cônjuges mantém apenas as aparências. Porém quando o casamento tem em cristo o senhor, o melhor está no fim!
3. Sl 128, "1 bem-aventurado todo aquele que teme ao senhor e anda nos seus caminhos. 2 pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. 3 a tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa. 4 eis que assim será abençoado o homem que teme ao senhor. 5 de sião o senhor te abençoará; verás a prosperidade de jerusalém por todos os dias da tua vida, 6 e verás os filhos de teus filhos. A paz seja sobre israel".


III - Em terceiro lugar: Jesus é especialista em transformar tragédias em bênçãos.
1 não importa o tamanho do problema, das angústias surgidas, do desgaste aparentemente sem retorno, o senhor transforma qualquer situação de desespero em esperança, qualquer situação de derrota em vitória.
2. Ele transforma um casamento desgastado, desmotivado, desorientado num casamento novo, cheio de alegria e esperança.
3. Se vocês estiverem em deus, sua graça certamente virá no momento oportuno. Bata que vocês depositem a sua confiança nele. Vejam o que disse davi: "1 elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? 2 o meu socorro vem do senhor, que fez os céus e a terra. 3 não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará. 4 eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a israel. 5 o senhor é quem te guarda; o senhor é a tua sombra à tua mão direita. 6 de dia o sol não te ferirá, nem a lua de noite. 7 o senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida. 8 o senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre", sl 121.


Conclusão:
1. Certamente que a presença de jesus em um casamento o transformará num casamento que vale a pena. Onde jesus atua, há alegria, felicidade, comunhão. Nunca podemos nos esquecer do fato de que ainda que as relações do casal estejam desgastadas, em risco de separação, se confiamos no senhor, ele tem o vinho novo e melhor, para nos alegrar.
2. Jesus é especialista em transformar, como vimos, tragédias em momentos de felicidade, derrotas em tremendas vitórias! Devemos entregar todos os nossos cuidados a ele. Quando os momentos difíceis surgirem, lembrem-se do seguinte texto das escrituras: "3 confia no senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança. 4 deleita-te também no senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração. 5 entrega o teu caminho ao senhor; confia nele, e ele tudo fará", sl 37.3-5.

Fonte:http://www.ibvir.net23.net/familia/casamento_em_cana_da_galileia.htm
Pr. José antônio corrêa