Reflexão: O filho pródigo.


Um homem tinha dois filhos, um dia o mais novo disse: Pai me dá a parte da herança que me cabe. O pai partiu a herança para os dois. O filho mais novo pegou tudo que era seu e partiu para um lugar bem distante. Esse partiu para um lugar bem distante, quer dizer: Distanciou-se de Deus, cortou o vínculo com a família e com os amigos. Porque o filho mais novo foi viver uma vida desenfreada, esbanjou tudo que tinha com meretrizes, bebidas, tudo de ruim que o mundo la fora oferece. O mundo que me refiro é o mundo das drogas: Drogas da bebida, do cigarro, do adultério, da prostituição, tudo o que é ruim e prejudica a vida humana é uma droga. Quando um dos filhos parte para o mundo das drogas, esse filho se torna cego, mudo e surdo. Com o passar do tempo, esse filho tinha gasto todo seu dinheiro, já estava passando fome e necessidade, e foi procurar um trabalho, o patrão mandou para roça cuidar dos porcos. O rapaz queria matar a fome com a lavagem que os porcos comiam, mas nem isso lhe davam. Então, caindo em si, disse: ‘Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome. Com a situação que o rapaz estava passando disse: vou me levantar e vou voltar para meu pai, e dizer a ele: Pai pequei contra Deus e contra ti; já não mereço que me chamem teu filho. Trata-me como um dos teus empregados. Então se levantou, e foi ao encontro do pai. Quando ainda estava longe, o pai o avistou, e teve compaixão do filho,saiu correndo, o abraçou, e o cobriu de beijos. O pai recebeu seu filhos com uma grande festa. Mas o pai disse aos empregados: ‘Depressa, tragam a melhor túnica para vestir meu filho. E coloquem um anel no seu dedo e sandálias nos pés. Peguem o novilho gordo e o matem. Vamos fazer um banquete. Porque este meu filho estava morto, e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado’. E começaram a festa. A festa, anel no dedo e sandálias nos pés significa: O perdão do pai, dar vida e dignidade para seu filho. O filho mais velho chegando do roçado, ouviu um barulho de música, chamou um criado e perguntou o que estava acontecendo. O criado respondeu: Teu irmão voltou sã e salvo, então teu pai recebeu com uma grande festa. Então o filho mais velho ficou com raiva e muito ciúme e não queria participar da festa, mas o pai insistiu e disse: Meu filho, você estava morando comigo, tudo que é meu é seu, o teu irmão estava morto e ressuscitou, estava pedido e foi encontrado.
Quantos de nós, somos esse filho pródigo?
Quantos de nós, cortamos o vínculo com a família e com os amigos.
Quantos de nós, não recebemos o nosso próximo com amor.
Quantos de nós,não perdoamos o nosso irmão.
Carlos Augusto