Sacramento da Eucaristia



A Eucaristia é o alimento. Ninguém vive sem se alimentar. Para viver, dependemos não só da comida, mas também do pão da fraternidade, do carinho, da justiça. Nessa experiência de repartir o pão de cada dia, seja o pão de trigo, seja o pão da dor ou da alegria, Deus está presente. Celebrar a Eucaristia é também uma denúncia contra a falta de fraternidade que existe no mundo; porque na Eucaristia comemos do mesmo pão, quando na vida falta pão para tanta gente. Acreditamos e celebramos tudo isso na comunhão. A Eucaristia é Deus mesmo se repartindo como pão, na doação de Jesus.
A Eucaristia É o corpo de Cristo que alimenta plenamente nossa vida.
Alguns dentre tantos motivos que são apresentados pelos que recebem a Eucaristia são os seguintes:
. Não se acham dignos para receber este sacramento;
. Dizem não haver condições para se afastarem do pecado no mundo em que vivem;
. Não dispõem de tempo.
Todos estes motivos não são verdadeiros, pois Jesus é misericordioso para com todos os que a Ele querem se aliar:
. Jesus ao instituir a Eucaristia não fez discriminação entre dignos e indignos, Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos seus discípulos dizendo:
"Tomai e comei, isto é o meu corpo". Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lho dizendo: "Bebei dele todos, porque isto é o meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados"(cf. Mt 26,26-28).
. Jesus se aproxima dos "pecadores" para chamá-los à conversão. "Não são os sadios que precisam de médico mas os doentes. Ide e aprendei o que significam as palavras: 'quero a misericórdia e não os sacrifícios'. Por que não vim para chamar os justos e sim os pecadores" (cf. Mt 9,12s).
. Se há "tempo" para o trabalho, lazer e tantas outras atividades, como não encontrar tempo para ser obediente ao desejo de Jesus, participando da celebração da vitória da cruz, passagem da morte para a vida: Eucaristia, Páscoa da Igreja? As desculpas revelam as prioridades que o homem tem em sua vida.
"Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. Na hora do banquete mandou seus empregados dizerem aos convidados: 'venham, pois está tudo pronto'. Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas" (cf. Lc 14,16-18).