Sacramento do Batismo


O Batismo é o Sacramento do nascimento. Como a criança que nasce depende dos pais para viver, também nós dependemos da vida que Deus nos oferece. No Batismo, a Igreja reunida celebra essa experiência de sermos dependentes, filhos de Deus. Pelo Batismo, participamos da vida de Cristo. Jesus Cristo é o grande sinal de que Deus cuida de nós.
A palavra batismo vem do grego, e significa mergulhar. Com o Batismo mergulhamos em uma nova realidade: a vida nova em Cristo.
Grande é o número de batizados, mas analisando os motivos que os levaram ao Sacramento, constatamos que nem sempre estes foram os melhores, mas, ao contrário, estavam bem distantes do fundamento cristão.
Os Pais, ao pedirem o Batismo para seus filhos, deveriam estar voltados para o sentido cristão do Batismo.
Jesus Cristo instituiu este sacramento. Ele quis ser batizado em obediência ao Pai, para iniciar suas atividades messiânicas, realizando a vontade de Deus e seu plano de salvação. Dirigiu-se ao Jordão, a fim de ser batizado por João Batista, o qual inicialmente, por se achar indigno de tal prática se nega, mas cede diante da advertência de Jesus: "Deixai por agora, pois convém que cumpramos a justiça completa" (cf. Mt 3,15).
Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre Ele, em forma de pomba, O Espírito de DEUS. E do céu meio uma voz: "eis meu Filho muito amado, em quem ponho a minha afeição"(cf. Mt 3,16s).
A partir do momento em que Jesus foi batizado, instituiu o Batismo para toda a humanidade.
No Batismo de Jesus, entendemos o que sucede conosco: nos tornamos filhos de Deus, recebemos o Espírito Santo.
O Batismo não somente purifica de todos os pecados, como também faz do neófito "uma criatura nova"(cf. 2Cor 5,17), um filho adotivo de DEUS que se tornou "participante da natureza divina" (cf. 2Pd 1,4), membro de Cristo e co-herdeiro com ele (cf. Rm 8,17), templo do Espírito Santo.