Sacramento da Confissão



A Confissão ou Penitência é a volta. Quase todo dia a gente cai e se levanta. Pequenas quedas e grandes tombos. Ninguém quer ficar no chão. A gente pisa em falso porque mão enxerga bem os passos e o caminho de Jesus. Erramos de caminho. Atrapalhamos a caminhada uns dos outros. Deus sempre dá a mão para a gente se deixar reconduzir. No sacramento da Penitência celebramos a coragem de pegar de novo na mãe de Deus e voltar a andar no caminho Dele, que é o caminho da irmandade.
Algumas dificuldades que os jovens e adultos costumam Ter para a prática da Confissão Sacramental:
. falta de humildade: eu me confesso diretamente a DEUS;
. medo de ser repreendido(a) pelo padre;
. falta de fé, cujo argumento é ser o padre portador de defeitos semelhantes ou piores que os das outras pessoas;
. ausência de pecado mortal;
. fragilidade quanto ao propósito de conversão.
Analisemos, porém, ponto por ponto:
. Quem nega a validade do sacramento da Confissão, está negando a própria Igreja, a qual recebeu do Senhor o poder de perdoar. Quem diz que só se confessa diretamente a Deus, dispensando o sacerdote, não entendeu o que significa a instituição deste Sacramento.
"Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus. Tudo o que, ligardes na terra será ligado no céu" (Mt 16,19;18,18).
. Jesus não desaponta ninguém. Ao contrário é compreensivo e misericordioso, Se o padre está ali em missão que lhe foi confiada por Jesus, por que temê-lo? Ele irá seguir seu exemplo.
"Não vim chamar à conversão os justos mais sim os pecadores" (cf. Lc 5,32).
. O perdão de DEUS não depende de grau de santidade do padre. Quando o padre absolve, é Cristo quem absolve, independentemente das virtudes ou defeitos do ministro.
. Um grave pecado do homem é julgar-se perfeito, achar que não tem pecado, esquecendo-se de que continuamente temos necessidade de purificar-nos, de buscar, através do ministério da Igreja, o perdão dos pecados que cometemos após o Batismo. Por mais que procuremos Ter uma vida de santidade, sempre incorremos em alguma falta. Jesus Cristo insistiu o Sacramento da Reconciliação justamente por saber de nossas fraquezas humanas. Embora não tenhamos pecado mortal, devemos nos confessar com certa regularidade.
Palavra de S.S. o Papa João Paulo II: "em nome do Senhor Jesus e em união com toda a Igreja, confirmamos todos os nossos sacerdotes na grande eficácia sobrenatural do ministério perseverante que se exerce através da Confissão auricular.. Uma vez mais, instruamos nosso povo sobre os grandes benefícios da Confissão freqüente. Estou plenamente convencido de que, como afirmou meu predecessor Pio XII esta prática foi introduzida na Igreja não sem a inspiração do Espírito Santo"(Aos Bispos Canadenses, 17/11/1978).
. A conversão está intimamente ligada ao arrependimento, ao propósito de ser mais justo(a), mais puro(a), mais santo(a). Se não houver isto, o perdão de DEUS não realiza sua ação.
"Reconduze-nos a ti, Senhor, para que retornemos! Renova nossos dias como antigamente! (cf. Lam 5,21).