Igreja Protestante

Para a Igreja Protestante, o casamento é uma importante instutuição divina, por meio da qual se estabelece uma aliança entre os nubentes (homem e mulher) e Deus, aliança essa de suma importância, e indissolúvel, conforme Jesus ensinou no livro de Mateus: ". . .o que Deus ajuntou não o separe o homem" (Mateus 19:6). Veja também: "A mulher está ligada enquanto vive o marido; contudo, se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor." (I Coríntios 7:39).

Apenas a infidelidade conjugal é reconhecida por Deus, de acordo com a doutrina bíblica, como base para a dissolução do casamento, uma vez que aquele que cometeu o adultério, ao cometê-lo, "quebrou" a aliança antes estabelecida: "Qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de adultério, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada, comete adultério." (Mateus 5:32).

Vale ressaltar que de acordo com os ensinamentos bíblicos, aquele que traiu não pode contrair um novo casamento, sendo esse também um adultério; e ainda, quem foi traído pode perdoar aquele que o traiu e a aliança antes quebrada é restabelecida.

Os pastores podem casar-se, uma vez que não há em nenhum lugar na Bíblia qualquer restrição nesse sentido.


Referências Bíblicas

* O casamento é uma idéia de Deus. Gênesis 2:18-24.

* O compromisso é essencial para um casamento bem-sucedido. Gênesis 24:58-60.

* O romance é importante. Gênesis 29:10-11.

* O casamento proporciona momentos de imensa felicidade. Jeremias 7:34.

* O casamento cria o melhor ambiente para a educação dos filhos. Malaquias 2:14-15.

* A infidelidade quebra o vínculo da confiança, que é a base de todos os relacionamentos. Mateus 5:32.

* O casamento é permanente. Mateus 19:6.

* O correto é que apenas a morte dissolva um casamento. Romanos 7:2-3.

* O casamento está baseado nos princípios práticos do amor, não em sentimentos. Efésios 5:21-33.

* O casamento é um símbolo vivo de Cristo e a Igreja. Efésios 5:23-32.

* O casamento é bom e honroso. Hebreus 13:4.


Não são poucas as referências na Bíblia ao casamento ou matrimónio como o conhecemos hoje: e.g. um acto formal entre um homem e uma mulher de mútuo consentimento. Especialmente no Antigo Testamento são utilizadas referências à união, à reprodução, ou ao acto de entregar a mulher a um homem.

Mesmo no Novo Testamento a escolha do casamento é vista como uma decisão exclusiva do homem (Mateus 19,6) embora passe a ter um caracter mais definitivo podendo apenas o homem abandonar a sua mulher caso esta lhe tenha sido infiel.